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LAPEM no Roteiro geo-turístico pelo bairro do Reduto
LAPEM In Loco: Os integrantes Monika Reschke e Adrian Souza participaram do “Roteiro geo-turístico pelo bairro do Reduto” do grupo de pesquisa de geografia da UFPA, momento esse em que eles puderem expor um pouco sobre suas perquisas pertinentes ao locais visitados no roteiro.
O LAPEM deseja a todos e todas um feliz Natal e um próspero ano novo!
O LAPEM deseja um feliz e abençoado natal a todos e todas, que o sentimento de união e família se faça presente e que 2024 seja um ano novo muito próspero e de muita esperança.
LAPEM no XVIII SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGED/UEPA
Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2023, foi realizado o XVIII Seminário do PPGED-UEPA: “Amazônias: qual o lugar dos povos na pesquisa e educação?”, na Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação (UEPA - CCSE). O evento teve como objetivos:
- Dialogar e ouvir esses povos das diversas amazônias sobre o fazer da pesquisa e da educação, tendo em vista construir com esses sujeitos caminhos outros e de pensar em uma educação numa perspectiva descolonial e de democratização na Amazônia;
- Contribuir com a visibilização e valorização dos saberes dos povos das florestas, das águas, dos campos e das cidades na região amazônica e a construção de uma relação democrática e renovadora com a universidade;
- Contribuir com a produção do conhecimento e com a formação de pesquisadores (as) sensíveis aos saberes e às experiências educativas outras dos povos da floresta, das águas, dos campos e das cidades na Amazônia;
- Propiciar uma revisão crítica da universidade e da formação, apontando suas limitações, potencialidades e desafios na busca de uma instituição e sociedade democráticas.
O Seminário contou com a presença de inúmeros docentes e discentes, incluindo integrantes do LAPEM, o que proporcionou ampliar os horizontes e debates sobre o tema e permitiu ao coletivo aprimorar ainda mais as temáticas abordadas e novas que surgirão.
8 de janeiro de 2023: Dia da Infâmia
LAPEM In Loco: No dia 8 de janeiro de 2023 uma horda de fascistas e simpatizantes invadiram a praça dos Três Poderes para tentar viabilizar um Golpe de Estado estimulados por um capitão genocida e suspeito de vários crimes. Lideradas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva as instituições republicanas resistiram e se posicionaram de maneira firme contra os bandidos garantindo a sobrevivência da democracia.
Neste dia 8 de janeiro de 2024 o LAPEM rememora o “Dia da Infâmia” com o intuito de garantir que nunca esqueçamos que o fascismo continua vivo e precisa ser sempre combatido sem tréguas, pois como disse Bertolt Brecht “a cadela do fascismo está sempre no cio”.
E-book: Arquitetura escolar e controle social os templos do saber na Belém do entresséculos
A arquitetura escolar produzida ao longo da história da educação paraense compreende, entre outros aspectos, edifícios associados ao ensino nas suas mais distintas vertentes que se tornaram expressão do projeto político de modernização do país a partir, principalmente, da virada do século XIX para o século XX. Esses edifícios refletiam, acima de tudo, um processo de sistematização do ensino que se iniciou com a República, obedecendo as determinações projetuais de forte influência do pensamento positivista e higienista, devendo simbolizar uma articulação entre a expectativa da renovação do ensino, o projeto político de disseminação da instrução popular e as vantagens econômicas da concentração de diversas salas de aula em um único edifício.
Estes prédios deveriam possuir caráter identificador com seus aspectos formais e composição adequados ao novo tempo republicano. Portanto, a arquitetura não só respondeu às demandas pedagógicas e higienistas, como também foi partícipe do processo de estruturação da rede física escolar, tornando-se, com seus modelos, paradigmas para toda a nação, sobretudo por reunir adequação às necessidades de ensino e às premissas higie- nistas, por indicar a preocupação do governo com a instrução pública, por exprimir plasticamente imponência, harmonia e sua condição de transformadora social.
Ao mesmo tempo, os edifícios escolares construídos no período são expressão do momento de expansão urbana e demográfica vivenciado por Belém, em virtude dos dividendos obtidos com a exportação do látex da seringueira. Os ideários higienistas e positivistas, ao se materializarem na “Paris dos Trópicos”, assumem um forte caráter de controle social sobre os grupos sociais indesejados. Instituições escolares de viés totalizante - para acolher desvalidos, órfãos e crianças desassistidas - vão ser deliberadamente reposicionados na geografia urbana de Belém, segregando esses grupos para as regiões mais periféricas e inacessíveis da cidade naquele momento. Enquanto isso, na região central e mais valorizada da cidade novos Grupos Escolares surgem em confluência com o projeto de urbanização que buscava europeizar Belém e restringir as áreas recém reformadas às elites e camadas médias da cidade. Tendo em vista essa problemática, a presente obra vincula-se à função universitária de fomentar um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, além de viabilizar uma relação integradora e transformadora entre a universidade, os órgãos de proteção do patrimônio histórico e as escolas básicas do estado e do município de Belém. Buscamos com os textos contidos nesta obra promover a reflexão crítica das equipes gestoras, professores e estudantes sobre a importância histórica dos prédios escolares e a influência que estes espaços arquitetônicos exercem sobre a formação pedagógica e o aprendizado dos seus alunos, buscando ao mesmo tempo, estimular e fortalecer a proteção desses patrimônios históricos do Estado.
Sua relevância dá-se na medida de sua relação com a sociedade e pelo fato de integrar o ensino da Historia da Educação no Pará e da Arquitetura Escolar com a pesquisa sobre o tema, além da realizar uma ação voltada para as comunidades escolares em um ambiente de diálogo com os órgãos públicos de proteção do patrimônio histórico.
O livro está divido em três partes. A primeira trata da relação entre arquitetura escolar, urbanização e controle social em Belém. A segunda apresenta um panorâma da história da educação em Belém, durante a Primeira República. A terceira e última parte apresenta um inventário da arquitetura escolar dos edifícios que foram tema desta pesquisa.
Esperamos que apreciem a leitura!
Link para acesso: Aqui
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